Kristyna Müller

Curadores em Residência
01.04.2016 - 08.05.2016

Kristyna Müller é uma curadora que trabalha para o centro de arte contemporânea Haninge Konsthall em Estocolmo (Suécia). Também atua como curadora independente e já trabalhou para o Czech Centre e o Museu Vasa, ambos em Estocolmo. Graduada em fotografia pela FAMU em Praga, é mestre em curadoria pela Universidade de Estocolmo.

A sua prática curatorial transita por questões sociais que envolvem instalações site-specific e intervenções públicas. Além de desenvolver projetos curatoriais para várias exposições, também é responsável pela edição da publicação “Konst, språk och kollisioner” (2015), que explora os projetos em curso no centro Haninge Konsthall.

Durante a sua participação no Programa de Residências Despina, ela visitou artistas e curadores com o intuito de discutir temas relacionados à rápida mudança paisagística do Rio de Janeiro e o desenvolvimento urbano a partir de perspectivas econômicas, ambientais, sociais e políticas. Como resultado desta residência, ela apresentou um conceito de pesquisa intitulado “O efeito placebo de utopia: um projeto de pesquisa sobre o espaço urbano” (disponível em inglês no formato PDF aqui) durante um evento aberto ao público no nosso espaço. E juntamente com a artista Vivian Caccuri, Kristyna também organizou a 25ª Caminhada Silenciosa /Silent Walk. Nesta ação, cada participante foi convidado a trazer alguma ideia para realizar durante a caminhada, sementes foram plantadas, músicas tocadas, entre outras ações. A caminhada é feita sob um voto de silêncio a fim de explorar a paisagem sonora da cidade urbana. Leia mais em http://caminosilencio.tumblr.com

A participação de Kristyna Muller no Programa de Residências Despina contou com o suporte de Helge Ax: son Johnsons Stiftelse.

Galeria de fotos