Futurama

Festival
20.05.2023 - 21.05.2023

A DESPINA, com apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Programa de Fomento à Cultura Carioca da Secretaria Municipal de Cultura, tem o prazer de anunciar o Festival Futurama, que acontecerá no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas nos dias 20 e 21 de maio de 2023.

Idealizado por Daniel Toledo e Consuelo Bassanesi, o Festival Futurama é um projeto no campo expandido das artes visuais que propõe pensar e experimentar coletivamente ideias de futuros a serem construídos. A programação do Festival inclui instalações e intervenções, programa de performances, oficinas, mostra de videoartes, feira de artes e ativismos, DJs e espaços de convivência.

Futurama é uma coleção de futuros, onde novas práticas coletivas e comunitárias produzem políticas de cuidado, com as subjetividades, relações sociais e o meio-ambiente integrados. Nosso desafio com este projeto é criar momentos públicos, gatilhos para encontros comuns e trocas horizontais, criando brechas e trilhas para novas percepções, prazer, experimentações e para a construção de simbolismos mais justos, abundantes e diversos.