Convocatória aberta!

projetos
22.03.2022 - 18.04.2022

A DESPINA, com apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Programa de Fomento à Cultura Carioca da Secretaria Municipal de Cultura, convida coletivos de artistas e ativistas para a convocatória do projeto ZUM ZUM AUÊ – COLETIVA DE COLETIVOS.

SOBRE O PROJETO

Zum Zum Auê é um projeto no campo das artes e do ativismo estético-político desenhado para suporte, visibilização, formação de rede, e auto representação de coletivos do Rio de Janeiro formados por corpos cujas narrativas são historicamente apagadas, como pessoas LGBTQIA+, afrodescendentes, indígenas e mulheres.

O projeto consiste em um programa de residências de seis semanas (16 de maio – 25 de junho de 2022), no qual quatro coletivos farão parte de uma agenda que inclui suporte às práticas de cada grupo, ativações coletivas e eventos abertos ao público.

SOBRE O PROGRAMA

O programa inclui bolsa de participação, verba de produção, conversas com curadores/arte-educadores e encontros semanais de acompanhamento dos projetos.

AGENDA PÚBLICA

Zum Zum Auê também propõe uma agenda pública que abarca dois eventos: apresentação dos portfólios e das pesquisas e atividades dos coletivos selecionados, e evento expositivo de encerramento no formato de ateliê aberto para apresentar ao público os processos e trabalhos desenvolvidos durante o programa de residência. Além disso, cada grupo irá propor uma ação/ativação coletiva, resultando em quatro oficinas gratuitas abertas ao público.

>> Bolsa de participação: R$ 4.000 para cada coletivo selecionado.

>> Verba de produção: R$ 1.300 para cada coletivo selecionado.

COMO SE INSCREVER

Inscrições devem ser enviadas até o dia 18 de abril de 2022 para o email res@despina.org com o assunto “Zum Zum Auê” e as seguintes informações em um arquivo no formato PDF:

  • Carta de apresentação com nome do coletivo, e-mail, endereço e número de telefone.
  • Texto descrevendo a prática/pesquisa e áreas de interesse do coletivo (300 palavras).
  • Texto descrevendo o projeto/pesquisa/ação que o coletivo pretende desenvolver durante a residência (300 palavras).
  • Portfolio contendo entre 10 e 20 imagens de trabalhos ou ações recentes.
  • CV ou bio.

CRITÉRIO DE SELEÇÃO

Coletivos serão selecionados com base em seu corpo de trabalho e proposta para o programa de residência. Todos os inscritos serão informados do resultado do processo seletivo por email.

QUEM PODE SE INSCREVER

Podem participar coletivos da cidade do Rio de Janeiro em atividade há pelo menos dois anos, formalizados ou não. As propostas a serem desenvolvidas pelos coletivos durante a residência não precisam ser projetos fechados. No entanto, espera-se resultados e desdobramentos que possam ser compartilhados no evento final de ateliê aberto.

Os coletivos selecionados devem se comprometer a participar das seguintes atividades e ações:

  • evento público de apresentação do coletivo;
  • propor e realizar uma ação/ativação coletiva aberta ao público no formato de oficina;
  • participar dos encontros com curadores e arte-educadores (serão 4 encontros);
  • participar do evento final de apresentação dos projetos desenvolvidos durante a residência.

Não é necessário que todos os integrantes dos coletivos estejam presentes nas atividades.

Boa sorte a todes!

Baixe aqui o PDF da Convocatória Zum Zum Auê.