Coisa Pública

Exposições Anteriores
20.09.2016 - 01.10.2016

Sob curadoria geral de Bernardo Mosqueira e Bernardo José de Souza, com colaboração de Alexandre Ponzi, Caetano Vidal, Fernanda SarkisIsabella Lescure, Ludimilla Fonseca, Marina Marchesan e Mônica Klemz, este projeto tem como premissa curatorial a reflexão sobre as relações que constituem a esfera pública, e pretende abordar os aspectos políticos e culturais que caracterizam a experiência coletiva.

A rua – campo politicamente orientado, território de poder e criação, é onde propomos um percurso de experiências que nos permitam vivenciar e ressignificar a coisa pública.

Como alguém que, ao se deparar com um beco sem saída, sobe no muro para ver o que existe do outro lado, a galeria é entendida como portal – passamos por ele para alcançar o que há lá fora. E, na superação das paredes erguidas, repensamos e provocamos a atuação humana na cidade por meio de processos artísticos.

Assim, espaço expositivo e espaço urbano se expandem e se fundem, permitindo explorar a cartografia da esfera pública para a (des)construção do lugar de discussão e diálogo entre partes interessadas.

Na malha urbana retorcida e ruidosa multiplicam-se os não-lugares, os silêncios. Para a coisa acontecer, é necessário lançar mão da comunicação, sugerir encontros e pensar a prática artística como zona de produção simbólica e como plataforma para investigar e tensionar as tramas do tecido social.

Coisa Pública demonstra, então, a implicação político-social e a força disruptiva de projetos artísticos que convocam à aproximação e ao entrosamento, repercutindo transitoriedade e reorganização espacial. Uma mostra construída para revelar pontos de contato inauditos e mapear novos modos de transitar e transpor, derivar e desviar.

Artistas

Anna Costa e Silva
Ana Matheus Abbade
Anitta Boa Vida
Coletivo Cotidiano & Mobilidade
Grupo Poro
Letícia Parente
Mayra Martins Redin
Neil Beloufa
Regina Parra
Traplev

Abertura: 20 de setembro, às 19h
Encerramento: 1º de outubro, às 15h
Local: Despina | Largo das Artes

Rua Luis de Camões, 2 – Sobrado
Centro – Rio de Janeiro, RJ

O projeto Coisa Pública foi concebido durante o curso “Práticas Curatoriais Contemporâneas”, ministrado por Bernardo Mosqueira e Bernardo José de Souza na Despina | Largo das Artes, no período de junho a setembro de 2016.

***

Ações de encerramento

A convergência entre espaço expositivo e espaço urbano materializa-se exatamente no encerramento do projeto, que acontece no sábado, dia 1º de outubro (não por acaso, véspera das eleições municipais).

A partir das 15h, as ruas e imediações do Largo São Francisco de Paula e SAARA (centro do Rio), serão ocupadas por artistas, ativistas, agentes culturais e coletivos que realizarão performances, percursos, ações e intervenções urbanas. Toda essa movimentação no entorno da galeria é pensada para sugerir encontros, levantar questionamentos e refletir a prática artística como zona de produção simbólica e como plataforma para investigar e tensionar as tramas do tecido social.

Entre os participantes desta ação estarão artistas convidados pela curadoria como Anna Costa e Silva, Anitta Boa Vida, Coletivo Cotidiano & Mobilidade, Coletivo Ocupeacidade, Grupo Poro e OPAVIVARÁ!; e também artistas selecionados via convocatória pública, repercutindo aproximação, entrosamento e comunicação – preceitos indissociáveis quando discutimos a coisa pública. Assim, o projeto se encerra cumprindo o desejo inicial de demonstrar a implicação político-social e a força disruptiva de projetos artísticos que se propõem a repensar e provocar a atuação humana na cidade e na sociedade.

Lista de artistas selecionados

Amanda Costa
Andressa Boel
Ateliê Coletivo
Caetano Rocha
Danielle Spadoto
Juliana Wähner
Julia Brandão
Leo Ayres
Luan Machado
Lucas Freire de Oliveira
Lucas Vidal
Renata Richard
Simone Moraes

Galeria de Fotos (navegue pelas setas na horizontal)
por Frederico Pellachin e Marina Marchesan