Cine Clube Despina

Acontece
11 e 12.11.2016

Cine Clube Despina em dose dupla esta semana! Sexta, dia 11, tem a exibição do filme “Perucas Sinistras” (“Sisters of the Wicked Wig”), do nosso querido artista em residência Adam Golub (Começa às 20 horas). E no sábado, às 17, vamos exibir o documentário “Na Bolha”, em parceria com a ONG belga Latitude – platform for urban research and design. Vai ter pipoca! Tragam o que quiserem beber. Sugerimos a doação de 1 Kg de qualquer alimento não perecível, que será destinado às escolas e universidades ocupadas!

O documentário “Perucas Sinistras” (“Sisters of the Wicked Wig”) registra a explosão da cultura drag no bairro do Brooklyn, em Nova York. Tendo como ponto de partida o primeiro festival “Bushwig”, que aconteceu no verão de 2012, o filme acompanha Horrorchata e Merrie Cherry, duas emblemáticas personagens da cena queer local. Combinando performances vibrantes – em que o grotesco e o absurdo dão a tona – com um olhar íntimo sobre a vida pessoal das drag queens, “Perucas Sinistras” irá aproximar o público de artistas criativos e visionários que habitam a Nova York contemporânea.

“Na Bolha” é o resultado de um amplo projeto de investigação interdisciplinar intitulado “Reducing Boundaries – understanding exclusion through informal security defensive systems in wealthy urban areas: Porto Alegre, Bruxelles”, que foi financiado pelo programa da União Europeia Marie Curie Staff Research International Exchange, em parceria com a Universidade IUAV de Veneza (Itália) e a Unilasalle, Canoas (Brasil).

Este vídeo experimental, realizado em low-fi e mídias amadoras, concentra-se no caso de Porto Alegre (Brasil) e representa estratégias e percepções da classe média e alta relativas à questão da segurança no contexto urbano. Através de uma série de entrevistas e seguindo os participantes nas suas vidas cotidianas dentro de condomínios fechados ou edifícios e casas com altos padrões de segurança, o filme retrata as contradições e ambiguidades da vida atrás dos portões dourados de uma comunidade de iguais imaginada.

Ao revelar as subestimadas auto-consciências dos que se sentem forçados a viver “atrás das grades”, o filme busca representar os paradoxos de uma sociedade altamente polarizada. Ao mesmo tempo, destaca a possibilidade de diferentes estilos de vida (a estratégia da “boa vizinhança”, que estabelece uma relação entre diferentes classes; a escolha de viver em bairros “perigosos”), visando a abertura de um debate sobre uma questão altamente sensível em muitos contextos urbanos contemporâneos em todo o mundo: o que nos faz sentir seguros?

SERVIÇO

“Perucas Sinistras” (“Sisters of the Wicked Wig”)
EUA, 2015 (78′)
Direção: Adam Golub
Projeção seguida de debate com o realizador
Data: 11 de novembro, sexta-feira
Horário: 20:00

“Na Bolha (In the Bubble)”
Brasil, 2016 (49′)
Diretores: Olivia Casagrande, Marta de Marchi, Marta Finotello, Roberto Genna, Fabio Vanin
Edição: Beniamino Casagrande, Olivia Casagrande, Livia Romano
Projeção seguida de conversa com os realizadores
Data: 12 de novembro, sábado
Horário: 17:00

Local: Despina | Largo das Artes
Rua Luis de Camões, 2 – Sobrado – Centro
Rio de Janeiro, RJ
Entrada Gratuita