Cine Clube Despina apresenta: “Ratos e Urubus, larguem a minha fantasia”

Acontece
Quinta, 14.02.2019

ATENÇÃO! Em virtude das chuvas fortes no Rio de Janeiro este evento foi adiado de 7 de fevereiro para o dia 14 de fevereiro (quinta). Esperamos vocês!

“Quem não seguiu o mendigo Joãosinho Beija-Flor”
Reconvexo – Caetano Veloso, 1989

No dia 7 de fevereiro de 1989, a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis entrou na Marquês de Sapucaí, mesmo sob censura da Arquidiocese do Rio de Janeiro, para fazer história no carnaval brasileiro. Com o enredo “Ratos e Urubus, larguem a minha fantasia”, desenvolvido pelo carnavalesco Joãosinho Trinta, a agremiação da Baixada Fluminense causou um impacto visual e estético que arrebatou a crítica e o público presentes no sambódromo naquela manhã de terça-feira de carnaval.

30 anos depois, o CINE CLUBE DESPINA revisita este desfile com a projeção na íntegra de sua transmissão televisionada pela extinta Rede Manchete, que contava então com um time respeitável de comentaristas: Fernando Pamplona, Haroldo Costa, José Carlos Rêgo, Roberto Barreira e Sérgio Cabral.

Após a sessão, rola uma conversa com a participação dos nossos convidados especiais, a crítica de arte e curadora Daniela Name, o professor e pesquisador da UERJ Felipe Ferreira e o artista visual e curador independente Rafael Bqueer.

Esperamos vocês a partir das 19h30! A projeção terá início pontualmente às 20 horas. Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço. Estamos na Rua do Senado, 271 – Centro.

SOBRE OS CONVIDADOS

DANIELA NAME é curadora e crítica de arte. Doutora em Comunicação e Cultura e mestre em História e Crítica da Arte pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), edita a plataforma colaborativa Caju, com revista digital, cursos e projetos (http://revistacaju.com.br). Foi jurada dos desfiles de escola de samba do Grupo de Acesso, no Rio de Janeiro, no quesito enredo. No momento, realiza a pesquisa para a biografia de Dona Ivone Lara, que será escrita em parceria com Luís Filipe de Lima.

FELIPE FERREIRA é professor associado do Instituto de Artes da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), coordenador do Centro de Referência do Carnaval, jurado do Prêmio Estandarte de Ouro (Jornal O Globo), editor da revista “Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares” e autor de diversos livros sobre o tema carnavalesco.

RAFAEL BQUEER é um artista visual graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Já trabalhou como carnavalesco de escolas de amba em Belém do Pará (2011- 2012) e também como assistente de carnavalescos de escolas de samba do Rio de Janeiro (2014-2015). Atualmente é destaque das escolas de samba Acadêmicos do Cubango e São Clemente; e também é rainha de bateria do bloco “Fala meu Louro”. Trabalha com performance, vídeo e fotografia, entre outras poéticas a partir das investigações sobre corpo, decolonialidade, gênero e sexualidade. Atua também em pesquisas como Drag Queen, por meio de sua persona “Uhura Bqueer” e é curador do espaço independente Caixa Preta – RJ.

SERVIÇO

Cine Clube Despina: “Ratos e Urubus, larguem a minha fantasia”
(TV Manchete, Brasil, 1989, 100′) + roda de conversa com os convidados Daniela Name, Felipe Ferreira e Rafael Bqueer.
Quando: Quinta-feira, 14 de fevereiro
Horário: 19h30
Onde: Despina (Rua do Senado, 271 – Centro)
Entrada gratuita