Camila Cavalcante

Artistas em residência
01.06.2016 - 30.06.2016

Camila Cavalcante é uma artista visual com histórico em jornalismo e crítica de arte cujo interesse está em investigar a percepção conceitual, sentimental e social da arte. Por meio do uso indispensável da fotografia documental, seu trabalho se entrelaça com bordado, colagem e instalação para criar um diálogo em que os conceitos de “público” e “íntimo” se sobrepõem e se complementam.

Natural de Maceió, há mais de dez anos divide seu tempo entre o Brasil e o Reino Unido desenvolvendo um estudo da paisagem e explorando seus desdobramentos: espaços abstratos, o corpo como paisagem, sensibilidade e território comum. O uso da fotografia projeta a artista no objeto fotografado, dissolvendo fronteiras, diferenças culturais e nacionalidades.

Durante a sua residência no Rio de Janeiro, Camila está desenvolvendo o projeto Nós Por Todas, que explora a ideia do corpo feminino como território de confrontamento. O projeto criou uma rede de colaboradoras que rebate investidas conservadoras de reprimir/diminuir os direitos reprodutivos da mulher no Brasil.

Camila é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Alagoas, pós-graduada em Jornalismo e Crítica Cultural pela Universidade Federal de Pernambuco e mestra em Artes pela University of Westminster, em Londres. Já foi premiada em dois concursos nacionais e já participou de mais de 20 exposições no Brasil, Reino Unido e Estados Unidos. Esta é a sua terceira residência artística. Além disso, tem trabalhos publicados em diversas revistas de arte no Reino Unido, onde trabalha para The Sutton Gallery e London School of Photography.

 

Mais informações

www.camilacavalcante.com
www.camilacavalcante.tumblr.com
www.flickr.com/photos/cavalcantecamila
www.facebook.com/camilacavalcantevisualartist

 

Galeria de Fotos