Bernardita Bertelsen

Artistas em residência
01.06.2016 - 31.06.2016

Vive e trabalha em Santiago, Chile. Mestre em Artes Visuais pela Universidad de Chile. O seu trabalho está centrado principalmente em três conceitos gerais: repetição, transformação de materiais e multiplicidade, tendo em vista a contradição contínua e as dualidades a que estamos expostos. Para a artista, tudo pode ser percebido de múltiplas formas e pode passar por uma variedade infinita de interpretações. Neste sentido, somos todos multiplicidade corporal e mental.

Bernardita compreende a repetição como uma contradição perfeita, devido às possibilidades e impossibilidades desta. O tempo passa e se esvai; mesmo assim, ainda estamos constantemente a nos repetir, dia-a-dia. Podemos repetir formas, imagens, objetos, atos. Música e teatro são pura repetição. O que varia, o que torna impossível a repetição são as diferentes manifestações do essencial. A artista acredita que a repetição ocorre de várias maneiras, tais como: a validação de pensamentos e sentimentos para com os outros e para nós mesmos; repetição como um método de pesquisa para a compreensão; a repetição como uma ilusão de ordem e controle. E acima de tudo, a repetição como mimesis dos movimentos cíclicos e formas do universo, consequentemente, a repetição interminável.

Na sua prática, Bernardita mantém uma relação muito íntima com os materiais, seja manipulando-os, a fim de descobrir as suas possibilidades de transformação, ou retirando-os de sua origem funcional com a expectativa de expandi-los e prosseguir no intangível. Essência e material são de alguma forma forçados a co-existir.

Durante a sua participação no Programa de Residências Despina, a artista irá desenvolver um projeto intitulado “Imagens pendentes”, que consiste na elaboração de vários projetos e imagens que ainda não foram materializados. Desta forma, é muito importante para Bernardita incluir o contexto local e as perspectivas implícitas na vivência de sua estadia no Rio de Janeiro.

Mais informações
http://bbertelsenm.wix.com/bernardita-bertelsen

 

Galeria de Fotos