Alexa Eisner

Artistas em Residência
01.08.2017 - 31.08.2017

Vive e trabalha em São Francisco (EUA). O trabalho de Eisner está centrado na exploração do corpo e do ambiente, com ênfase na construção da identidade e nos limites entre as coisas. Sua intenção é quebrar as barreiras que dividem a ideologia identitária e cultivar conexões através da experiência humana compartilhada. Seu processo é multidisciplinar e incorpora performance, pintura, vídeo, fotografia e instalação.

Graduada em Comunicações pela U.C. Berkeley, com mestrado em Comunicação Retórica pela Universidade Syracuse, Eisner também se dedica à dança contemporânea. Em decorrência de seu projeto de mestrado, que combinou fenomenologia, teoria social e dança, foi realizada uma oficina comunitária como parte de um projeto de residência com a organização Dance Exchange. A artista também já trabalhou como estilista de moda e de objetos de cena para marcas como Apple e Levi’s e desenvolveu projetos de design de interior comerciais e residenciais.

Durante a sua residência na Despina, Eisner desenvolveu uma espécie de escavação ecológica, algo como um ritual de interação com os quatro elementos (água, fogo, terra e água) em busca de uma natureza elementar. Por meio da performance, pintura e instalação – e incorporando superfícies de plástico e vidro -, a intenção da artista foi revelar camadas internas da psiquê e as relações que se podem construir a partir daí com a natureza pura (porém, complexa) dos elementos primordiais.

Mais informações
www.alexaeisner.com

Galeria de Fotos
(por Frederico Pellachin)