Gazua #946 é a segunda ação expositiva da plataforma Gazua.
Gazua é uma plataforma de artistas que serve de veiculo para exposições, conversas e eventos. O objetivo é promover, entre artistas visuais e pessoas envolvidas em outras áreas de produção, rápido acesso a espaços de exposições e espaços não convencionais no Rio de Janeiro, bem como desenvolver formas de materializar projetos variados.
Os artistas que compõe Gazua – Anton Steenbock, Pablo Ferretti e Rafael Perez Evans – têm ateliê na Despina, base para a elaboração e realização de propostas para a pesquisa e desenvolvimento de projetos.
Os artistas que prticipam desta segunda ação são: Adriano Motta, Alexandre Colchete, Oliver Bulas, Pedro Victor Brandão e Zé Carlos Garcia.
***
– Não, não estou procurando nada – respondeu o desconhecido a um Hannigan ainda sôfrego da escavação no terreno movediço da baixada. – Bom, se você está perdido, não encontrará nada aqui nesta praia, senão eu e este cachorro morto.
Perfurando a fina camada macerada ao longo de séculos por um brutalismo construtivo e natural, e debatendo-se agora contra raízes e pedras, Hannigan reencontrou uma espécie de interlocução, sem que a proferisse. Não há mais o que dormir. Não vemos o que vê o homem perfurador. Seus ouvidos têm conchas que isolam tímpanos e as imagens escondem-se lá. “Todo curador de cobra é curado, nem todo curado é curador de cobra.” Minutos antes essa frase ecoou sincopadamente a cada golpe de Hannigan no solo, palavras que foram ditas outrora por um desconhecido, em um encontro muito semelhante a esse, não muito longe desse mesmo ponto.
– Não quero criar problemas e sinto pelo seu cão. Posso lhe ajudar a enterrá-lo. Não sabia que haviam praias particulares por esta região – disse-lhe o estranho.
Hannigan imediatamente pensou em um buraco grande o suficiente para um homem, e a tresvariada ideia de ceder-lhe a pá, sua única forma de defesa naquele…
***
“Gazua #946”
Artistas: Adriano Motta, Alexandre Colchete, Oliver Bulas, Pedro Victor Brandão e Zé Carlos Garcia
Abertura: 31 de março, às 19 horas
Exposição continua até 20 de abril
Visitação de terça a sexta -feira, das 11 às 19 horas
Local: Despina
Rua Luis de Camões, 2 – Sobrado
Centro – Rio de Janeiro, RJ
Entrada gratuita
***
Galeria de Fotos (navegue pelas setas na horizontal)
por Anton Steenbock