Workshop – Práticas curatoriais contemporâneas

Inscrições encerradas
29.06.2016 - 14.09.2016

Workshop – Práticas curatoriais contemporâneas: pensamentos, processos e realizações.

Intenso debate vem pautando a agenda de curadores, artistas, críticos e historiadores da arte quanto ao que caracterizaria o pensamento curatorial contemporâneo. A emergência do curador-autor nos anos de 1970 e sua ascensão a uma posição central no sistema das artes nos leva a especular sobre as possibilidades de expansão e desconstrução da curadoria a partir de novas dinâmicas de trabalho. Este curso, portanto, propõe a criação de uma exposição coletiva que tomará como princípio a investigação de um tema guarda-chuva proposto pelos curadores-orientadores, o qual será explorado criticamente pelo grande grupo. Buscaremos debater horizontalmente as diversas motivações, questões conceituais e estágios do processo curatorial.

O grande desafio para um curador é trazer a público em um mesmo espaço (urbano, expositivo, impresso ou virtual) obras que constituam em seu conjunto não apenas uma única constelação de sentido, mas que também permitam à audiência estabelecer novas conexões semânticas como decorrência do confronto entre a experiência sensorial e sua própria bagagem cultural – quer seja crítica, afetiva, política, social, histórica ou filosófica. Realizar exposições em espaços institucionais, pois, constitui apenas uma de suas possíveis atividades, uma vez que a formação do pensamento curatorial não apenas precede a escolha de uma determinada abordagem conceitual, de artistas, de suas obras, e a consequente distribuição das mesmas no espaço, como também pode (e deve) se estender para além da abertura do evento. Neste sentido, a exposição deve ser compreendida como um dispositivo para a construção de novas relações que extrapolam seu próprio fim, já que a instituição ou espaço político e geográfico no qual ela acontece, o orçamento disponível para sua realização, a relação com artistas, colecionadores, galerias, gestores, montadores, produtores, editores, designers e jornalistas, a produção de textos/publicações e, finalmente, o contato do público com as obras, são questões de base que se impõem ao curador contemporâneo.

Ao considerar a miríade de preocupações de ordem conceitual e prática inerentes à atividade curatorial, este workshop pretende explorar criticamente as várias etapas do projeto – desde sua concepção à sua realização –, promovendo a reflexão e o debate acerca dos diversos elementos que lhe são constitutivos, quais sejam: formação do pensamento curatorial; pesquisa curatorial; formulação de ideias ou hipóteses a serem exploradas conceitualmente; studio visits; escolha de artistas, obras e definição das ações paralelas à exposição; arquitetura e ocupação de espaços expositivos; produção de textos críticos e curatoriais; montagem da exposição; e articulação de programas públicos e/ou educativos. Partindo de um modelo de curadoria associativa e experimental, no qual os integrantes do workshop contribuirão para as decisões decorrentes das proposições conceituais debatidas coletivamente, iremos investigar, em conjunto, a prática curatorial contemporânea.

Este workshop apresenta como premissa curatorial a reflexão sobre a esfera pública e busca especular sobre os aspectos políticos e culturais que caracterizam a experiência coletiva e constituem a natureza humana, quer seja no âmbito material, religioso ou filosófico.

São eixos norteadores do projeto curatorial:

– o espaço público;

– o tecido social;

– a rua;

– as tramas simbólicas, políticas e culturais articuladas no plano social.

Período do workshop
13 encontros ǀ 29 de junho a 14 de setembro de 2016

Horário
das 19 às 22 horas.

Local
Despina | Largo das Artes
Rua Luís de Camões, 2 – Sobrado – Largo de São Francisco
Centro, Rio de Janeiro – RJ

Período expositivo
de 06 a 29 de setembro de 2016

Investimento
R$ 1.500,00 (em até 3 vezes)
Vagas limitadas (de 15 a 20)

Curadoria
Bernardo José de Souza (PDF – BIO)
Bernardo Mosqueira (PDF – BIO)

Inscrições: enviar um e-mail com CV para cursos@despina.org

****

Conteúdo Programático

Aula 1

Quarta-feira dia 29/06, 19 hs

a) Apresentação de algumas ideias norteadoras do pensamento curatorial contemporâneo.

b) Introdução ao processo do workshop e apresentação de breve histórico da prática curatorial e de exposições seminais realizadas no século XX.

c) Comentário sobre a bibliografia indicada, estruturação do seminário e apresentação do processo de desenvolvimento das propostas curatoriais a serem desenvolvidos individualmente ou em grupo.

d) Oitiva sobre os desejos em relação ao curso e verificação  dos conhecimentos anteriores sobre o conteúdo que será apresentado.

Aula 2

Quarta-feira dia 06/07, 19 hs

a) Teoria e História da curadoria.

b) Alguns exemplos de curadoria.

Aula 3

Quarta-feira dia 13/07, 19 hs

a) Experiências curatoriais de Bernardo José de Souza e Bernardo Mosqueira.

b) Oitiva sobre os interesses dos alunos na prática curatorial.

Aula 4

Quarta-feira dia 20/07, 19hs

Seminário e apresentação preliminar de pré-propostas para a exposição final.

Aula 5

Quarta-feira dia 27/07, 19 hs

Discussão teórica, definições sobre a abordagem do tema proposto, elaboração do conceito a ser explorado pelo projeto e distribuição de tarefas.

Aula 6

Quarta-feira dia 03/08, 19 hs

Visita a um ateliê ou entrevista com artista(s) em sala de aula.

Aula 7

Quarta-feira dia 10/08, 19 hs

Sugestão de trabalhos e ações para a exposição e decisão da lista preliminar de obras.

Aula 8

Quarta-feira dia 17/08, 19 hs

Produção: orçamento, soluções, montagem, material gráfico, programas públicos, texto, imprensa, apoios e relações institucionais.

Aula 9

Quarta-feira dia 24/08, 19hs

Reunião de produção e acompanhamento de tarefas.

Aula 10

Quarta-feira, dia 31/08, 19hs

Reunião de produção e acompanhamento de tarefas.

Aula 11

Final de semana dos dias 3 e 4 de setembro (datas e horários a serem confirmados)

Montagem da exposição

Aula 12

Terça-feira, dia 06/09, 19hs

Abertura da exposição

Aula 13

Quarta-feira dia 14/09, 19hs

Pós-abertura

  1. Palestras, performances, ações, encontros e outras ativações.